O CEiiA organizou no passado dia 7 de Outubro um seminário sobre ética e integridade nas organizações, no qual intervieram representantes de algumas das empresas parceiras do projeto GestãoTransparenpe.org, dando continuidade às iniciativas organizadas pelo centro de engenharia.

Perante uma audiência atenta e interessada, constituída, entre outros, por colaboradores das diversas áreas do centro de engenharia, cada uma das entidades convidadas – EDP, SIEMENS, INTELI e MTS tiveram oportunidade de dar a conhecer algumas das melhores práticas levadas a cabo no setor empresarial, no âmbito da ética, integridade, promoção da transparência e combate à fraude e corrupção. Tendo como ponto de partida uma ideia comum – a de que sem empresas íntegras é impossível manter um mercado livre e justo –, cada um dos representantes explicou o trabalho e o investimento que as respetivas organizações tem vindo a desenvolver de forma articulada, quer internamente, com os seus colaboradores, quer externamente, com os outros parceiros de negócio, fornecedores e clientes. Em todas as apresentações foi referida a iniciativa GestãoTransparente.org, enquanto ação coletiva exemplar, com resultados que se vão fazendo sentir, sobretudo nas entidades que integram a parceria. Coube contudo à represente da MTS a apresentação detalhada do projeto. Em funcionamento desde Dezembro de 2012, o portal da iniciativa cumpre dois objetivos essenciais: promover a importância de práticas transparentes, responsáveis e éticas no setor empresarial, através da sistematização e divulgação de informação de relevado, incluindo legislação e auxiliar as organizações na identificação e gestão de riscos de corrupção e infrações, através da disponibilização de um simulador interativo e de recomendações de prevenção.

O seminário contou, ainda, com a presença de Helena Gonçalves, docente e investigadora na Business School da Universidade Católica do Porto no encerramento da sessão. Para além de alguns dados e reflexões acerca da problemática da ética nas organizações, apresentou o trabalho desenvolvido com a EDP no sentido de rever e implementar novas medidas e mecanismos internos na área da promoção da integridade, transparência e ética.