Oritenção

Políticas e procedimentos de atuação da organização.

Código de Ética e Conduta

Documento formal de domínio público que estabelece os princípios e linhas gerais de orientação, de carácter ético, pessoal e profissional da organização, em alinhamento com os requisitos legais e tratados internacionais no âmbito dos direitos humanos, do combate à corrupção e da sustentabilidade. 

Política Anticorrupção da Organização

Manual de princípios orientadores das práticas de gestão dirigido à prevenção de práticas/atos de corrupção perpetrados por colaboradores e/ou pessoas terceiras envolvidas em atividades da organização, tendo em vista a obtenção/manutenção de negócios ou qualquer vantagem indevida na condução dos negócios da organização, quer nas relações com entes públicos, quer com entes com privados.

Compromisso com Iniciativas Anticorrupção

Estabelecimento de linhas de orientação para a participação/envolvimento da organização em ações de divulgação, formação, esclarecimento e sensibilização de práticas transparentes e de prevenção de riscos de corrupção e seleção de níveis hierárquicos e funcionais envolvidos nestas ações.

Política Anticorrupção para Interlocutores de Negócio

Documento interno normativo da conduta empresarial para a regulação da interação da organização com fornecedores e outros interlocutores de negócio, tendo por base os valores anticorrupção inscritos nos instrumentos: Política Anticorrupção e Código de Ética e Conduta. Este documento fornece orientações precisas de gestão e avaliação da relação da organização com os seus interlocutores externos.

Política e Procedimentos de Ofertas, Acolhimentos, Patrocínios, Donativos e Filiações

Referencial de conduta empresarial para a regulação de atos relativos a: promessa, concessão, autorização e/ou recepção de ofertas, benefícios, patrocínios e donativos, que explana os conceitos, orientações e sanções de forma concisa e precisa a implementar.

Política de Pagamentos

Princípios que orientam a organização na definição da definição de processos/procedimentos de prevenção e mitigação de riscos de corrupção relacionados com as transações financeiros de terceiros de acordo com o seu grau de envolvimento com a atividade da organização e nível de risco de corrupção.

Política de Recrutamento

Princípios que orientam a organização na definição de critérios e práticas de recrutamento, incluindo disposições concretas sobre contratação, gestão e avaliação de recursos humanos.

Política de Prevenção de Branqueamento de Capitais

Norma que define quais os procedimentos e mecanismos de prevenção de processos que encobrem a origem, natureza, titularidade e o destino de fundos obtidos por meios ilícitos e/ou fraudulentos (ex: atividades ilegais e/ou evasão fiscal), incorporando-os no fluxo comercial através de atividades económicas legitimas.

Política de Prevenção de Conflito de Interesses

Conjunto de procedimentos formais que previnem a ocorrência de interesses secundários de colaboradores, gestores e proprietários da organização e o envolvimento em atividades onde estão patentes interesses pessoais prejudiciais aos interesses da organização.

Plano de Gestão de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas

Conjunto de procedimentos formais que previnem a ocorrência de interesses secundários de colaboradores, gestores e proprietários da organização e o envolvimento em atividades onde estão patentes interesses pessoais prejudiciais aos interesses da organização.