Simulador

O Simulador Gestão Transparente.org é uma ferramenta interativa, dinâmica e prática de apoio à gestão de riscos de corrupção da organização que tem como objetivos principais aferir o nível de risco a que a organização está exposta no decurso da sua atividade e oferecer um conjunto de recomendações indicativas das boas práticas de prevenção da corrupção, a implementar na organização.

Como funciona:

1.  O utilizador deverá preencher um Questionário sobre os parâmetros essenciais da atividade da organização, da sua caracterização, da sua envolvente e dos seus parceiros comerciais;

2. O grau de exposição ao risco de corrupção é determinado através de:

  • Uma sistemática de filtros às respostas a cada pergunta que permite estratificar os níveis de riscos
  • Transformação de cada parâmetro numa variável quantitativa
  • Ponderação das variáveis chave em função da análise de sensibilidade realizada, permitindo o posicionamento da entidade no referencial de exposição ao risco adotado
  • Escala crescente de nível de risco da organização, num intervalo entre 0 e 10

3.  É gerada uma lista de recomendações de medidas de gestão indexadas ao perfil de risco calculado e à dimensão da organização. As medidas sugeridas estão agrupadas de acordo com as etapas da implementação das práticas de gestão de risco de corrupção da organização: Diagnóstico, Orientação, Intervenção e Monitorização. Contudo, estas recomendações são indicativas e deverão ser encaradas pelo utilizador como sugestões de boas práticas, estando a sua implementação dependente da análise do responsável da organização.

Face às características da informação, passível de ser aferida e quantificada por uma ferramenta virtual, a gestão de riscos de corrupção da organização não descura uma posterior análise em concreto, que permita obter informação complementar qualitativa, informal, tácita e adequada às características e contexto da organização e às condições da sua efetiva adoção e aplicação.

Ficha Técnica

btnsimulador